Lendo e Recriando Contos e Crônicas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Pavão

O Pavão
Rubem Braga

Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.

Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
Rio, novembro, 1958
Atividade:1




Rubem Braga, considerado por muitos o maior cronista brasileiro desde Machado de Assis, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, ES, a 12 de janeiro de 1913. Iniciou seus estudos naquela cidade, porém, quando fazia o ginásio, revoltou-se com um professor de matemática que o chamou de burro e pediu ao pai para sair da escola. Sua família o enviou para Niterói, onde moravam alguns parentes, para estudar no Colégio Salesiano. Iniciou a faculdade de Direito no Rio de Janeiro, mas se formou em Belo Horizonte, MG, em 1932, depois de ter participado, como repórter dos Diários Associados, da cobertura da Revolução Constitucionalista, em Minas Gerais — no front da Mantiqueira conheceu Juscelino Kubitschek de Oliveira e Adhemar de Barros.
Esta crônica é reflexivo e poético, pois conta que o autor descobriu que as cores todas não existiam no pavão, que eram apenas bolhas de água, o pavão foi comparado com um arco-íris de plumas. O autor também considerou um luxo do grande artista atingir o mínimo de elementos, que o grande mistério do artista era a simplicidade.

3 comentários:

  1. olá meninas gostei muito da observação de vocês,mas vocês deveriam ter analizado mais atentamente para ver que tem metáforas nesse texto.

    ResponderExcluir
  2. A crônica e legal e interessante, ela fala do amor como também descreve que o pavão e como um arco-íres. Que tem todas as cores,cores essas que refletem o amor.
    Um abraço Gilmara.

    ResponderExcluir